Todo bom viajante que está interessado em arte e história não pode deixar de visitar alguns dos vários museus que Portugal tem a oferecer. Afinal, são mais de 800 anos de história deste povo em uma área da Europa que já foi a casa de vários impérios e povos muito importantes e influentes na história humana.
São tantas atrações históricas e de arte que podem deixar o viajante confuso sobre quais delas escolher para visitar. Mas, para facilitar a sua jornada neste país colonizador, nossos especialistas do Barquinha e Arte, separaram uma lista dos cinco melhores museus de Portugal para você visitar, confira.
TOP 5 Melhores museus de Portugal
Portugal é um país rico em diversos aspectos, sempre um prato cheio para turistas que querem aprender mais sobre a história da Europa. Os museus são parte importante nesta jornada de conhecimento, pois são estabelecimentos que ilustram e explicam a história com base nos registros históricos e artefatos, além de expor todo o potencial que o ser humano possui para a arte em suas infinitas formas.
Se você já está animado para ver estes museus, preste bem atenção na lista abaixo:
Museu dos descobrimentos
Um Museu que reconstruiu parte do período áureo português e trouxe para seus visitantes todos os grandes feitos do país nesta época de grandes riquezas. O museu está em Belmonte, uma vila portuguesa que fica em Castelo Branco, uma região com características clássicas de Portugal em sua era do Romantismo.
O visitante que entrar no museu do descobrimento poderá aproveitar uma linha do tempo bem montada de todo o período de descoberta marítima deste país. Além disso, o estabelecimento possui registros históricos que são apresentados em diversos formatos como, filmes, fotografias, cenários montados para serem fiéis aos originais e até animações.
O Brasil tem papel especial no museu, já que é considerado uma das maiores descobertas dos exploradores lusitanos.
Museu Nacional de Arte Antiga
O Museu Nacional de Arte Antiga é um prato cheio para todos os apaixonados pela arte europeia. Inaugurado em 1884, este museu é considerado o maior do país em número de artefatos artísticos reunindo obras de vários tipos como esculturas, pinturas e artes decorativas que são originárias não só de Portugal, mas de todo o mundo.
São obras artísticas do período que vai desde a idade média até o século XIX, sua principal origem foi por conta de algumas ordens religiosas que encontraram no museu uma forma de expor as obras artísticas que teriam acabado de passar para a posse do estado.
Museu Nacional Machado de Castro
Se você é um entusiasta da arte em esculturas, o Museu Nacional Machado de Castro é o lugar certo a se visitar em Portugal. Este estabelecimento foi inaugurado dentro do que era o palácio episcopal de Coimbra e, por isso, seu acervo de obras vieram principalmente de mosteiros, igrejas e conventos dentro daqueles arredores de Coimbra.
O nome do museu foi escolhido como uma homenagem a Joaquim Machado de Castro que foi uma verdadeira lenda das esculturas em Portugal. O museu oferece aos seus visitantes um acervo das esculturas mais importantes do País, peças de arte que remontam o período do séc. XIV ao séc. XVI, um prato cheio para os amantes desta arte.
Museu do Aljube
Focado em um período obscuro da história lusitana, o Museu do Aljube é um estabelecimento que oferece uma visão mais clara e objetiva sobre todo o período do regime ditatorial que durou mais de 500 anos em Portugal. O objetivo é lembrar e elucidar os acontecimentos deste período sob a ótica das vítimas que foram oprimidas, torturadas e mortas pelo regime.
O museu está localizado na capital Lisboa e é um ótimo ponto para todos os visitantes que quiserem entender melhor a história por trás da construção desta nação imponente na Europa.
Museu Calouste Gulbenkian
Um prato cheio de relíquias que remontam a história humana na terra, o Museu Calouste Gulbenkian é um museu fundado em 1969 que nasceu graças a um magnata armeno que passou mais de 40 anos adquirindo peças históricas e artísticas.
O nome do museu é em homenagem a este magnata armênio que doou tudo o que tinha acumulado antes de seu falecimento, com peças históricas que partem de 2000 anos antes de Cristo.
Concluindo
Portugal é um ótimo destino para os amantes da arte e da história, além de ser um país com ótimos cassinos. O viajante apaixonado por arte e história, com toda certeza, não sairá do país decepcionado.